Ultimas:
Home » Saúde e Criação » Criação de Cães » Porque é que o meu cão não gosta de alguns estranhos?

Porque é que o meu cão não gosta de alguns estranhos?

Cão zangado

Porque será que os cães têm reacções diferentes perante um estranho? Um cão por norma quando recebe um estranho em casa, ou começa a ladrar ou a cheirar a pessoa. Muitas das vezes o cão aceita com facilidade um estranho, caso o dono esteja por perto, mas outras vezes não é bem assim e pode correr um pouco mal.
A grande razão das diferentes reacções do cão está na maneira como ele vê a pessoa, neste caso um estranho. Se a pessoa está calma, relaxada e não faz movimentos bruscos, o cão tende a acalmar-se e a reagir bem.
Por outro lado se a pessoa está nervosa, tensa e faz movimentos demasiado bruscos, tende a activar alguma agressividade no cão, pois este tipo de comportamento da pessoa apenas é encontrado em grandes confusões caninas.
Muitas vezes a pessoa tem medo de cães, e quando um se aproxima a primeira reacção é dar passos para trás ou fugir. ATENÇÃO, nunca faça isso. Ao dar passos atrás está a dar um sinal ao cão em como ele pode avançar e provavelmente atacar, recuar rápido faz os cães sentirem-se superiores e com puder.
Existem tipos de pessoas que se dão bem com cães que a primeira reacção quando vêm um é estender a mão e fazer uns miminhos e umas festinhas. Apenas se deve ter esse tipo de reacção se o cão em causa estiver a abanar a cauda, aos pulos ou a latir, é sinal que está feliz e quer atenção.
Por outro lado se o cão está a rosnar ou possivelmente calado, com as pernas rígidas e com um olhar muito fixo é um cão em que não deve proceder como acima indicado. A melhor coisa é estar quieto, calado e não tomar nenhuma atitude precipitada. Um cão nesta situação está num alto nível de agressão e qualquer movimento que fizer pode ser o suficiente para ele atacar. Ficar quieto reduz completamente o impacto visual do cão, fique assim até o dono do cão vir para o agarrar.
Felizmente grande parte dos cães são meigos e apenas querem atenção. Qualquer cão pode ser conquistado de forma fácil tornando-se em seguida um bom companheiro e bom amigo.

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Preenchimento necessário *

*

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Ir para o cimo da página