Ultimas:
Home » Saúde e Criação » Criação de Gatos » Quero um gato! Mas será que sou capaz de cuidar dele?

Quero um gato! Mas será que sou capaz de cuidar dele?

Animal de estimação GatoPorque devo escolher um gato em vez de outro animal de estimação?
Por que é que as pessoas escolhem ter gatos com outros animais de estimação?

Os gatos são os animais que mais são usados como animais de estimação, 63 milhões são mantidos em casas por todo o mundo! Os gatos são animais maravilhosos se os donos os conhecerem bem, passarem tempo com eles e os tratarem bem. Na realidade, há uma infinidade de razoes para escolher um gato como animal de estimação, entre elas:

  1. Os gatos são animais relativamente tranquilos em comparação com cães;
  2. Os gatos são animais mais pequenos;
  3. Os gatos enterram os seus próprios resíduos e, assim, não existe a possibilidade de serem pisados ou ter que deitar fora;
  4. Os gatos precisam de menos preparação do que os cães;
  5. Os gatos são animais bastante independentes, embora sejam como as plantas, sem um pouco de amor e carinho e atenção eles tornam-se pouco afectuosos;
  6. Os gatos por norma não são agressivos;
  7. Os gatos podem viver em lugares menores, como apartamentos ou dentro de condomínios;
  8. Gatos requerem pouco exercício quando comparado com os cães;
  9. Gatos requerem pouco treino;

Afinal, por que eu deveria ter um gatinho?

Agora que sabemos que os gatos são bons animais de estimação, vamos falar sobre se deve ter um gato. Existem algumas perguntas que você precisa perguntar a si mesmo antes de adoptar um gatinho. Se responder não a alguma das perguntas seguintes, por favor, pense muito sobre adopção. Não adopte se não pode cuidar adequadamente de seu animal de estimação.

Há espaço suficiente na minha casa?
Embora os gatos precisem de menos espaço do que os cães, estes ainda precisam de espaço suficiente para andar, correr, saltar e brincar.

Sei lidar com a caixa das necessidades e possíveis acidentes?
Embora os gatos sejam animais muito limpos e instintivamente enterram os seus resíduos, você ainda precisa limpar a caixa de areia. E como o seu gato se está a ajustar à caixa, ele pode ficar stressado, se mudar alguma coisa na caixa de areia (colocação de outro tipo de areia) ou se o seu gato fica doente, ele pode ter um acidente ou dois (fazer as necessidades fora da caixa). Deve perguntar a si mesmo, se está disposto a limpar a caixa de areia, pelo menos uma vez por dia (mais frequentemente para gatos maiores ou vários gatos) e lidar com possíveis acidentes que por vezes acontecem nalgum momento na vida do seu animal de estimação?

Consegue manter um gato?
Os gatos são animais mais baratos do que os cães, mas mesmo assim ainda terá de pagar o seguinte: alimentos, guloseimas, tigelas, lixo, caixa das necessidades, cama do gato, brinquedos, transportadoras para gatos, coleiras, etiqueta de identificação, e assistência médica. O seu gato precisa, no mínimo, de todos os itens acima. Muitas pessoas ficam com os gatos e, ao primeiro sinal de despesa médica enviam-nos para a rua ou para adopção. Esteja preparado para despesas médicas (pode até comprar um seguro de saúde animal de estimação), nunca se sabe quando um gato vai ficar doente. E se não pode pagar ou não está disposto a pagar por despesas médicas, se/e quando isso acontece, mais vale não pensar em ter um gato. Muitas pessoas esperam até o último segundo possível antes de levar o gato ao veterinário. Essa negação de atenção médica adequada para economizar alguns euros é cruel para o animal e geralmente acabam por custar mais do que no momento inicial, pois se vai tarde o gato já está muito mais doente e necessita de muito mais assistência!

Tem 1 hora por dia para gastar com o seu gatinho?
Os gatos precisam de tempo de qualidade com o dono, precisam de brincar, ser alimentados e fazer exercício. Se é o tipo de pessoa que pouco tempo passa em casa ou anda muito em viagens, então o melhor será pensar em não ter um animal de estimação.

Tem capacidade para treinar o seu gato ou pelo menos ensina-lo a não ter maus hábitos?
Não nos leve a mal, os gatos são bastante independentes. Os gatos são facilmente treinados e muitos chegam até nós já bem informados sobre como agir, usar uma caixa de areia, usar um poste etc, no entanto, pode precisar de gastar algum tempo treinando o seu animal de estimação e / ou lidar com as consequências do mau comportamentos. Se a sua personalidade não chega para lidar com isso e vai ficar zangado com o gato ao invés de não gostar do comportamento e corrigir isso, então precisa de pensar muito sobre a obtenção de qualquer animal de estimação.

Pode lidar com pêlos de animais?
Os gatos são peludos e por norma o pelo cai. Está pronto para lidar com pelo de gato no sofá? Como acontece com qualquer animal de estimação a ideia de manter a sua casa imaculada, embora possível, dará um pouco mais de trabalho.

Consegue manter o seu gato dentro de casa?
É claro que pode levar o seu gato a sair em caminhadas, ou criar uma cerca na área do quintal para o seu gato ir brincar, mas para a segurança e a longevidade de seu animal de estimação, é melhor ficar com ele / ela no interior de casa. Grande parte dos gatos tem uma vida melhor e mais longa quando vivem dentro de casa do que aqueles que vivem na rua, isso é devido ao alto risco de doença (muitas das quais não existem vacinas para curar), maus hábitos alimentares, ataques de outros animais e seres humanos, e outros desconhecidos que os gatos ao ar livre enfrentam. Alguns estudos relatam que dentro de casa os gatos vivem em média 12 anos, enquanto ao ar livre apenas vivem uma média de 3 anos.

Consegue lidar bem com a doença ou morte?
Em algum ponto da vida dos gatos, eles irão ficar doentes e infelizmente morrer. Está disposto a lidar com a tal doença ou morte a nível emocional e financeiro?
Os gatos dão outra vida às nossas vidas. Eles são maravilhosos, inteligentes, criaturas expressivas que podem trazer grandes quantidades de alegria e felicidade. Mostra-se que as pessoas (especialmente idosos) com animais de estimação têm pressão arterial mais baixa, são mais felizes e vivem mais. No entanto, se respondeu não a alguma das perguntas acima recomendamos não ter um gato.

Como acontece com qualquer nova colega de quarto na sua casa ou na sua vida, há compromissos que terão de ser feitos. Se você não está disposto a lidar com alguns dos compromissos com um gato, então não deve ter um.

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Preenchimento necessário *

*

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Ir para o cimo da página