Ultimas:
Home » Saúde e Criação » Criação de Cães » Vacinar e desparasitar o meu cão

Vacinar e desparasitar o meu cão

Vacinar e Desparasitas cães

Aquando da aquisição de um cão, o dono terá que ter em conta que irá ter alguns gastos com saúde. Para começar, o cão terá que ser vacinado e desparasitado para despistar algumas doenças futuramente.
Neste artigo vamos tirar as dúvidas que possa ter em relação a este assunto.

Desparasitar

É sempre importante desparasitar um cão, pois os parasitas intestinais (endoparasitas) são bastante comuns, podendo o cão ser infectado antes de nascer, ou mesmo durante o aleitamento.
A partir das seis semanas de idade um cão já poderá ser desparasitado, pois os produtos que existem no mercado não contém efeitos secundários e só irão prevenir o inevitável desde pequeninos.
Como nos humanos, um cão terá que repetir a desparasitação passadas 2 ou 3 semanas, pois estão sempre susceptíveis a uma nova reinfecção por parasitas intestinais que estavam em fase de crescimento, muito por aquilo que comem, por isso até aos seis meses os cães deverão ser desparasitados de mês a mês e partir dessa idade só de seis em seis meses.

Vacinar

Um cão ser vacinado desde pequeno é muito importante, pois estará a prevenir o mesmo de contrair algumas doenças que poderão ser fatais. Felizmente grande parte das vacinas existentes no mercado já combatem quase todas as doenças, para tal deverão ser tomadas respeitando um esquema definido de injecções, que neste caso deverá ser o veterinário a informar.
Esse mesmo esquema tem como fundamento proteger de 8 doenças extremamente importantes, são elas: leptospirose, leishmaniose, parvovirose, esgana, hepatite, parainfluenza, coronaviroso e raiva.
Todas estas vacinas têm uma vacina apropriada e deverão ser administradas entre as 6 e as 13 semanas de idade. A vacina contra a raiva é a única que deverá ser administrada entre os 3 e os 6 meses de idade. Todas estas vacinas têm que ser reforçadas uma vez por ano. Se o seu cão costuma frequentar zonas com outros cães, como hotéis para cães ou treinos para cães, é aconselhável dar-lhe a vacina “tosse do canil” que não está prevista no esquema acima mencionado mas que fará toda a diferença.

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Preenchimento necessário *

*

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Ir para o cimo da página