Ultimas:
Home » Saúde e Criação » Criação de Cães » Vantagens e desvantagens dos alimentos secos nos cães

Vantagens e desvantagens dos alimentos secos nos cães

Alimentos SecosQuando adquirimos um cão pequeno temos sempre a grande preocupação da comida que lhe vamos dar. Quando chega a essa altura grande parte de nós faz a seguinte pergunta: “Quais serão as vantagens e desvantagens de dar comida seca (croquetes) ao meu cão?”
Em seguida vai ficar uma breve explicação dos prós e contras de alimentar o nosso cão com comida seca.

Vantagem da comida seca:

- Comida mais saborosa para os cães e com a possibilidade de adquirir vários sabores.

- Mantém uma higiene dentária adequada e treina os músculos dos maxilares algo que a comida húmida não consegue. Além de que, quando o cão come comida seca treina mais o faro para aquilo que deve ou não comer.

- Alimentos secos tornam o seu cão mais atento e perspicaz. Além de que esta comida pode ficar de um dia para o outro na tigela do cão sem deixar cheiros ou maus odores para a casa.

- É mais barato, tem mais nutrientes e muito mais leve de transportar que comida húmida (latas)

Desvantagem da comida seca:

- Por norma os cães gostam mais de comida húmida do que da seca, apesar de não fazer tão bem.

- O armazenamento de comida seca também é muito maior, ocupa mais espaço, pois grande parte das vezes vem em sacos superiores a 10kg.

- Muitos cães não toleram alimentos secos, talvez por serem alérgicos ao Glutem.

- Cães com alguma idade podem ter dificuldade a comer pois já poderão ter problemas de dentes e com isso causar algumas dores.

- Os alimentos secos têm menos proteína animal, algo necessária à nutrição dos cães, pois estes são carnívoros.

Depois de ver as vantagens e desvantagens da comida seca para cães, o melhor será adquirir das duas e ir misturando comida húmida com comida seca para dar uma melhor nutrição alimentar ao seu cão.
Tenha sempre em atenção que quando adquirir comida para o seu cão tem que respeitar as suas qualidades (tamanho do cão, estilo de vida, porte, idade, etc..)
Os alimentos secos podem ser uma excelente fonte de crescimento para o seu cão, mas na hora de adquirir a comida tenha em conta a qualidade da mesma, pois por vezes o barato sai caro.
Na nossa opinião opte sempre que puder pelas seguintes marcas: PURINA OU FRISKIES. Ambas as marcas são preço médio mas as melhores em relação a qualidade/preço.

2 comentários

  1. Por experiência e por já ter lido em algum lado, a ração não é o alimento mais saudavel. Esta é apenas mais um negócio pra encher os bolsos de determinadas empresas. O meu cão sempre comeu ração, embora e por vezes lhe dê comida da minha própria alimentação. O meu Husky já tem quase 10 anos e à cerca de 3 anos começara a aparecer-lje umas certas bolhas no corpo do tamanho de cerca de10 mm. Já tive vários cães e todos os anteriores foram alimentados com comida das minhas refeições, porém, em todos eles nunca este sintoma apareceu. Há quem diga que a ração sobretudo a sêca, pode provocar cancro. Que têm a dizer sobre isto?

  2. clubecaoegato

    Bom dia Marjota.
    Na nossa opinião a ração seca é a melhor alimentação que pode dar a um cão. O que aconteceu ao seu Husky tanto pode ter a ver com a ração como não, mas duvidamos que tenha sido essa a causa. Como nos disse, costuma dar comida “normal” ao seu cão, sabia que é das poucas coisas que não se deve fazer? O que se passa é que as comidas por norma levam sal, condimentos e outro tipo de coisas que os cães não podem sequer comer sujeitos a ter reacções alérgicas graves, a menos que tenha em consideração certos aspectos na confecção da comida e não coloque nenhum tipo de alimento “proibido” para os cães. A comida húmida pode ser mais agradável para os cães comerem, e provavelmente eles até preferem, mas este tipo de comida não tem as propriedades de limpeza e de digestão que a comida seca tem.
    Como foi dito no inicio desta resposta, o melhor será dar mesmo comida seca “de qualidade” e por vezes comida normal, mas tendo sempre em atençao os ingredientes que nela coloca. Poderá ver este link: http://www.clubecaoegato.com/devo-dar-comida-normal-ao-meu-cao/ para saber mais a comida que deve ou não dar.

    Muito obrigado pelo seu comentário.

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Preenchimento necessário *

*

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Ir para o cimo da página